E-familynet.com Ticker

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Visitando a mãe em casa!

Então, mais uma vez, dei uma fuçada na net em busca de dicas de como proceder quando vc for visitar uma recem-mae e um recem-nascido na casa deles.
Eis algumas que encontrei:

- Ligue para perguntar qual é o melhor dia para visitar. Há mulheres que ficam nervosas ou sentem dor nos primeiros dias – especialmente se fizeram cesariana.

- Nunca apareça de surpresa. A mamãe pode estar envolvida em mil tarefas e sem condições de recebê-la.

- Se você telefonar e a ligação cair na secretária eletrônica, não insista. Deixe recado e aguarde retorno.- Evite falar alto, fumar ou usar perfumes fortes perto da criança e da mãe.

- Não comente assuntos que possam deixer a nova mãe angustiada. Ela precisa de muita segurança e serenidade durante essa fase.

- Lembre de levar um presente não só para o nenê mas também para a mamãe e até para o papai – eles vão ficar felizes de ser lembrados numa hora em que todas as atenções se voltam totalmente para a criança.

- Programe uma visita de meia hora, no máximo.- Não fique corrigindo o comportamento da mamãe nem faça comentários que a assustem sobre o bebê, do tipo “como ele é pálido!” ou “olha que cabecinha pontuda!”

- Se você levar seu filho pequeno junto, não deixe que ele incomode a mãe ou o recém-nascido.

- Se a mãe for dar de mamar, deixe-a à vontade para ficar sozinha. Muitas mulheres não gostam de ter que amamentar diante de outras pessoas.

- Só fique perto na hora do banho ou da troca de fraldas, se for convidada.

- Não sobrecarregue a mãe, aparecendo para almoçar.

- Lave as mãos antes de tocar no bebê e não faça visitas se estiver com tosse, conjuntivite, gripe etc. O sistema imunológico do recém-nascido é frágil e ainda está se desenvolvendo.

- Não leve os seus amigos ou familiares para visitar o nenê

– afinal, a mamãe não os conhece e não é momento de apresentações sociais, não é mesmo?

- Ofereça-se para ajudar em alguma tarefa doméstica, caso perceba que a mãe precisa: lave uma louça ou leve uma pizza para o jantar, por exemplo.

- Mesmo que a mamãe ofereça, evite aceitar cafezinhos, sucos ou qualquer coisa que dê trabalho a ela.

- Não fique muito tempo nem chegue muito tarde. Lembre-se de que o pequenino precisa mamar de 3 em 3 horas, trocar fraldas e tomar banho

– sem falar no descanso da mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário