E-familynet.com Ticker

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Apoio as mães que não conseguem amamentar...



Existe muito preconceito contra as mães que não amamentam exclusivamente no peito seus bebês. Desculpem-me a sinceridade, mas isso é resultado da ignorância de boa parte das pessoas.


Nem todas as mulheres conseguem amamentar, apesar de quererem. Algumas simplesmente não produzem leite, outras possuem doenças que impedem a amamentação. Outra parte não consegue produzir a quantidade suficiente pelos mais diversos motivos. Nada disso impede que essas mães tenham muito amor por seus filhos. O mais importante de tudo é a criança estar bem alimentada, não importa se é com leite materno ou artificial.


Se levantar de madrugada para preparar e lavar mamadeiras não for um ato de amor, então não sei o que é.


Se pais deixarem de comprar coisas de que precisam para comprar latas de leite para seus filhos não for um ato de amor, então não sei o que é.


Acho um absurdo a cara de indignação de pessoas quando vêem uma mãe pegar uma mamadeira na bolsa para dar ao bebê.


A amamentação é um fenômeno psicossomático, isto é, além do fator físico existe também o fator psicológico. Se a mãe não estiver bem psicologicamente, não conseguirá produzir leite. O estresse, cansaço, baixa auto-estima, falta de apoio, podem bloquear o reflexo necessário para a descida do leite, inibindo a produção.


Vejo muitas mães sofrerem por causa disso e as pessoas ao redor ao invés de ajudar e apoiar, cercam a mãe de críticas e mais pressão. Resultado: só fazem o leite diminuir mais ainda. Essa pressão toda que existe em torno da mãe para que ela amamente, só prejudica mãe e bebê.


Eu mesma fui vitima desse preconceito.


Não é porque uma mãe não amamenta, ou que ofereça complemento, que ela não seja capaz de transmitir amor e carinho ao filho. Existem muitas maneiras de demonstrar afeto.
O leite materno apesar de ser o ideal, ser uma excelente fonte de nutrientes e transmitir imunidade ao bebê, não é a única forma de alimentá-lo.


Crianças que nunca tomaram uma gota de leite materno podem ter muito boas relações afetivas e serem muito saudáveis. Um exemplo é de crianças adotadas ainda bebês, que são criadas a base de leite artificial. Com certeza recebem muito carinho e são saudáveis. Tenho certeza de que todo mundo conhece alguém assim.


É importante se dedicar e se esforçar para amamentar, mas se não for possível, paciência. Bola pra frente! Isso não é o fim do mundo e não precisa sentir culpa. O que importa é ver seu filho alimentado e feliz!






Leite Artificial também é um ato de amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário